domingo, 26 de abril de 2015

Alfabetização - Deficiente Intelectual - Hipótese de escrita silábica sem valor sonoro

Uma das coisas que considero mais difíceis na alfabetização de alunos com D.I. é fazer com que eles compreendam que as palavras são formadas não somente por letras, mas letras que formam sílabas e que estas sílabas precisam estar na ordem correta para que seja possível a leitura das mesmas. É frequente os alunos com D.I. escreverem ( até o próprio nome) com as letras e quantidade de letras correta, mas de forma aleatória. Por isto separei uma série de atividades silábico-sonoras para auxiliar estes alunos. Minha dica é imprimir e plastificar as folhas para que se possa usar caneta de quadro sobre elas, assim o erro poderá ser apagado de forma mais fácil e lúdica, também podendo ser usado uma caneta de cor diferente para cada sílaba, assim destacando as mesmas. Também é possível e útil o uso de letras moveis sobre as atividades.

Mãos a obra e Bom trabalho!!!












Nenhum comentário:

Postar um comentário