Postagens

Pós em Educação Especial - UFF

A Faculdade de Educação da UFF recebe inscrições para o processo seletivo do curso de pós-graduação lato sensu Educação Especial e Inclusiva até o dia 18 de novembro, às 12h. A prova escrita será realizada em sala do Bloco D, no Campus do Gragoatá às 14h do dia 18 de novembro. As aulas ocorrerão às sextas-feiras, das 13h às 22h, no Instituto Benjamin Constant (IBC), no Rio de Janeiro, e no sábado, das 9h às 13h, na Faculdade de Educação da UFF, em Niterói. A estratégia visa apoiar as atividades escolares e de atendimento educacional especializado oferecidas pelo IBC. Edital: http://www.uff.br/facedu/images/stories/PosLatoSensu/EEI_edital3_2011.pdf

Retomando as atividades!

Sei que andei um pouco sumido (tá, tudo bem, estou muito sumida mesmo! ). Mas a boa notícia é que estou de volta e tenho muitas novidades para contar aqui, muitas coisas novas que aprendi para compartilhar e quero muito trocar informações com vocês, que assim como eu, amam a educação especial! Beijos!
Imagem
Imagem
Imagem
Olá, Venho hoje falar de como é importante a formação continuada na vida do educador. Mais importante ainda é esta formação na vida do professor que trabalha com educação especial. Estar sempre atualizado nos faz ter uma pratica melhor, um maior entendimento das dificuldades que encontramos e temos que enfrentar no nosso dia a dia e acima de tudo nos torna mais preparados para lidar com nossos alunos. A leitura de livros especializados nos ajuda muito, por isso gostaria de recomendar a meus amigos educadores que leiam o livro EDUCAÇÃO INCLUSIVA, de Maria Elisa Ferreira e Marly Guimarães. É uma leitura muito prazerosa e que nos ajuda bastante. Boa leitura!!!

Fazendo Biscoito - Promovendo autonomia

Meu trabalho

Imagem
Através de um trabalho de leitura e atividades lúdicas, eu tenho obtidos bons resultados com meus alunos de sala de recursos. Criamos um local todo especial para leitura chamado canto da leitura, onde os trabalhos dos alunos que enfeitam este local promovendo a valorização do trabalho deles, com isso trabalhamos a auto-estima destes alunos. Com brincadeiras conseguimos socializar as crianças, e introduzir conteúdos de maneira mais lúdica, que facilita o aprendizado destes alunos, possibilita um maior interesse dos mesmos pelas atividades e principalmente um estimulo ao comparecimento a escola e a realização das atividades. Acima vemos fotos de uma brincadeira realizada com os alunos para desenvolver a coordenação motora das crianças, o equilíbrio, a lateralidade e a socialização dos alunos. Temos também uma foto do canto da leitura onde os alunos realizam um trabalho de leitura e interpretação de textos voltados para o letramento destes alunos. Temos ainda a fotografia do dia em que f...