Postagens

ATIVIDADES EM LIBRAS - PARA IMPRIMIR

Imagem

MATEMÁTICA EM LIBRAS - ATIVIDADES DE PARA IMPRIMIR

Imagem

FAMÍLIA SILÁBICA PARA IMPRIMIR

Imagem

SURDEZ E MÚSICA - UMA UNIÃO POSSÍVEL!

Imagem
  Muitas pessoas pensam que as pessoas surdas nunca terão acesso a musicalização devido a suas dificuldades auditivas, mas quem pensa assim esta bastante enganado. Segundo a   pesquisadora e professora Nadir Haguiara-Cervellini, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)  "A musicalidade faz parte do ser humano, que está constantemente exposto aos sons do meio-ambiente, do andamento da vida e das estações do ano”, afirmou Nair em entrevista ao jornal O Estadão.  Nair afirmou ainda que  “Pode parecer contraditório dizer que uma pessoa surda ou com deficiência auditiva severa também é um ser musical, mas a apreciação de ritmos e melodias, inerente e necessária a todo o ser-humano, sem exceção, independe da audição”. Pessoas com perdas auditivas, podem sentir a musica por maio de vibrações,    “Elas sentem os batimentos cardíacos, o ritmo ao andar, percebem harmonia e melodia por meio do corpo”. Por isso, a pesquisadora defe...

Síndrome de Asperger: O que é isso?

Imagem
Num primeiro momento, para alguns, a Síndrome de Asperger é retratada como Autismo e, logo, surge a imagem de um ser sentado, balançando-se para frente e para trás, ou mesmo, movendo um objeto, repetitivamente. Entretanto, ao verificar as referências bibliográficas, é possível perceber a diferença. Segundo Sacks (2006), ainda, muitas pessoas e profissionais tem uma ideia distorcida acerca do autista: A maioria das pessoas (e de fato, dos médicos), se questionada sobre o autismo, faz uma imagem de uma criança profundamente incapacitada, com movimentos estereotipados, talvez batendo com a cabeça, com uma linguagem rudimentar, quase inacessível: uma criatura a quem o futuro não reserva muita coisa (SACKS, 2006, p.248). Entretanto, muitos autistas conseguem desenvolver uma linguagem satisfatória e alcançar um mínimo de habilidades sociais, tornando-se seres humanos autônomos. Em seu livro intitulado “Um antropólogo em Marte”, Sacks (2006) relata sua experiência com Temple Grandin...

Mediação na aprendizagem

Imagem
[...] o ensino deveria progressivamente se transformar numa autêntica “neuro-psico-pedagogia”: a ciência unificada e cumulativa onde a liberdade de ensino não é negada, mas voltada para a pesquisa pragmática de um ensino melhor estruturado e mais eficaz. O conceito que exige a experimentação é uma das belas ideias que a ciência pode aportar à pedagogia. Experimentar não é de manhã ensaiar uma ideia que nos chegou durante a vigília da noite anterior. Experimentar exige, ao contrário, conceber com paciência, minúcia e levando em consideração todos os conhecimentos passados, uma manipulação nova da estratégia de ensino, que será comparada com uma situação de controle (outro dia, outro exercício, outra classe). Stanislas Dehaene          Imagine-se num local onde todos fossem fluentes na escrita e leitura em mandarim, mas você não! O quadro estaria repleto de atividades, todos seus colegas empenhados na execução das mesmas, mas você... Ahhh e se além de n...

Sequência Lógica para imprimir – Contos e Fábulas

Imagem
A Cigarra e a Formiga Chapeuzinho Vermelho João e Maria João e o Pé de Feijão A lebre e a tartaruga O Rato e o Leão Os três porquinhos