PLANEJAMENTO DE AULA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL


Conceito
         Planejar = Fazer o plano ou planta de, projetar, tencionar, traçar, preparar, esquematizar, aprontar.
Definição
         Planejar é determinar as ações adequadas para se atingir um objetivo ou meta previamente fixada.
         Planejamento é a pré-determinação de metas desejadas e a maneira pela qual elas podem ser atingidas.
Quem utiliza?
         Engenheiros                _        Projeto
         Administradores        _        Planejamento Estratégico
         Exército                      _        Tática de Guerra
         Equipes Esporte         _        Treinam antecipadamente
         Orquestra                   _        Ensaia
         Governo                     _        Orçamento
         Professores    _        Plano de Aula

“Em relação ao ensino, planejar significa prever de modo inteligente e bem calculado todas as etapas do trabalho nas salas de Recursos e programar racionalmente todas as atividades, de modo seguro, eficiente e com qualidade. Em outras palavras, planejamento é a aplicação da investigação científica à realidade educacional a fim de melhorar a eficiência do trabalho de ensino, com o objetivo de alcançar diferentes metas. “
Marcos Tuler
O Plano de aula é a bussola , instrumento de trabalho que especifica os comportamentos esperados do aluno, os conteúdos ou tema, os recursos didáticos e os procedimentos que serão utilizados para sua realização.
Perguntas antes da elaboração do planejamento
*      O que pretendo alcançar?
*       Como alcançar?
*       Em quanto tempo?
*      O que fazer e como fazer?
*      Como avaliar o que foi alcançado?

Objetivos Gerais:
  1. Educar o aluno para a vida.
  2. Dar significado  para a vida (Não mera transmissão de conhecimento).
  3. Auxiliar o aluno a lidar com suas limitações 
levando-o  a aprendizagem.

Objetivos Específicos
  1. Referem-se ao esperado em termos de particularização sobre o desenvolvimento das habilidades necessárias .
*      Segunda: Leitura – Leia o Referencial Curricular, os Livros didáticos e faça um estudo geral de tudo que possa ajudá-lo e possa aumentar seus conhecimentos. Reserve um período para revisar P.P.P. e P.A..
*      Terça: Histórico – Reveja todo o acervo que tem disponíveis e recorde o que usou de bom e deu certo em 2011. Termine a revisão do P.P.P. e P.A. estabeleça metas.
*      Quarta: Pessoas – Verifique o tipo de clientela que você vai trabalhar, se possível cada aluno e qual o perfil desta clientela. Recorra as informações e tecnologias disponíveis na Unidade Escolar.
*      Quinta: Analise geográfica– Estude os recursos didáticos disponíveis  e  analise toda a equipe (professores de sua área e suporte pedagógico que possa trocar experiência com você, principalmente aos professores.
*      Sexta: Fatos – Veja os fatos cuidadosamente. Releia suas anotações no seu  planejamento  e elabore a metodologia  de execução. E na próxima Segunda aplique: Leia outra vez o plano e mãos a obra, tenha um bom trabalho.

Execução do Plano de Aula
*      Introdução
            ¢Prenda a atenção dos alunos;
            ¢Introduza o assunto e seu relacionamento com as demais atividades do projeto.
            ¢Aponte os objetivos das atividades;
            ¢Fale como trabalhará o tema.
*      Exploração do assunto
¢  Discorra sobre o assunto tópico por tópico;
¢  Pergunte, responda, verifique a aprendizagem;
¢  Proponha atividades;
¢  Faça com que o aluno faça uma auto-análise diante do tema.
¢  Conclusão
            ¢ Feche o assunto.

Avaliação do Plano de Aula
*      O Plano foi completamente executado?
*      Atingiu os objetivos?
*      Seus alunos estavam interessados na aula?
*      Houve falhas? Quais?
*      O tempo foi suficiente?
*      Efetuar as mudanças no próximo plano?

Bom trabalho!!!

Comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *