Conceito
•
Planejar = Fazer o plano ou planta de,
projetar, tencionar, traçar, preparar, esquematizar, aprontar.
Definição
•
Planejar é determinar as ações adequadas
para se atingir um objetivo ou meta previamente fixada.
•
Planejamento é a pré-determinação de metas
desejadas e a maneira pela qual elas podem ser atingidas.
Quem utiliza?
•
Engenheiros _ Projeto
•
Administradores _ Planejamento Estratégico
•
Exército _ Tática de Guerra
•
Equipes Esporte _ Treinam antecipadamente
•
Orquestra _ Ensaia
•
Governo _ Orçamento
•
Professores _ Plano de Aula
“Em
relação ao ensino, planejar significa prever de modo inteligente e bem
calculado todas as etapas do trabalho nas salas de Recursos e programar
racionalmente todas as atividades, de modo seguro, eficiente e com qualidade.
Em outras palavras, planejamento é a aplicação da investigação científica à
realidade educacional a fim de melhorar a eficiência do trabalho de ensino, com
o objetivo de alcançar diferentes metas. “
Marcos
Tuler
O
Plano de aula é a bussola , instrumento de trabalho que especifica os
comportamentos esperados do aluno, os conteúdos ou tema, os recursos didáticos
e os procedimentos que serão utilizados para sua realização.
Perguntas
antes da elaboração do planejamento
O que pretendo alcançar?
Como alcançar?
Em quanto tempo?
O que fazer e como fazer?
Como avaliar o que foi alcançado?
Objetivos Gerais:
- Educar o aluno para a vida.
- Dar significado para a vida (Não mera transmissão de
conhecimento).
- Auxiliar o aluno a lidar com suas
limitações
levando-o a aprendizagem.
Objetivos Específicos
- Referem-se ao esperado em termos de
particularização sobre o desenvolvimento das habilidades necessárias .
Segunda: Leitura
– Leia o Referencial Curricular, os Livros didáticos e faça um estudo geral de
tudo que possa ajudá-lo e possa aumentar seus conhecimentos. Reserve um período
para revisar P.P.P. e P.A..
Terça: Histórico
– Reveja todo o acervo que tem disponíveis e recorde o que usou de bom e deu
certo em 2011. Termine a revisão do P.P.P. e P.A. estabeleça metas.
Quarta: Pessoas
– Verifique o tipo de clientela que você vai trabalhar, se possível cada aluno
e qual o perfil desta clientela. Recorra as informações e tecnologias
disponíveis na Unidade Escolar.
Quinta: Analise geográfica–
Estude os recursos didáticos disponíveis
e analise toda a equipe
(professores de sua área e suporte pedagógico que possa trocar experiência com
você, principalmente aos professores.
Sexta: Fatos
– Veja os fatos cuidadosamente. Releia suas anotações no seu planejamento
e elabore a metodologia de
execução. E na próxima Segunda aplique: Leia outra vez o plano e mãos a
obra, tenha um bom trabalho.
Execução
do Plano de Aula
Introdução
¢Prenda a atenção
dos alunos;
¢Introduza o
assunto e seu relacionamento com as demais atividades do projeto.
¢Aponte os
objetivos das atividades;
¢Fale como
trabalhará o tema.
Exploração do assunto
¢ Discorra
sobre o assunto tópico por tópico;
¢ Pergunte,
responda, verifique a aprendizagem;
¢ Proponha
atividades;
¢ Faça
com que o aluno faça uma auto-análise diante do tema.
¢ Conclusão
¢ Feche o
assunto.
Avaliação
do Plano de Aula
O Plano foi completamente executado?
Atingiu os objetivos?
Seus alunos estavam interessados na
aula?
Houve falhas? Quais?
O tempo foi suficiente?
Efetuar as mudanças no próximo plano?
Bom trabalho!!!
Comentários
Postar um comentário