Ao gritar os pais estão mostrando à criança impotência e falta de controle diante da situação. Quando os gritos fazem parte da rotina podem gerar vários riscos para o cérebro e desenvolvimento psicológico, com isso as crianças podem se tornar mais agressivas ou defensivas. Isso ocorre porque o grito faz com que o corpo libere uma grande produção de hormônios como adrenalina e corticoides com a intenção de se manter vivo, pois nesse momento o cérebro entende que a criança corre perigo, fazendo com que a criança reaja de forma agressiva ou defensiva, tudo na tentativa de se preservar.
A criança acaba reagindo somente quando o grito vem e acaba não aprendendo nada, pois nesse momento ela não absorve a mensagem que deveria ser passada, sendo só um comando que a leva a reagir no susto.
Sabendo que o grito não traz benefícios nem aprendizado, cabe a vocês como pais buscarem novas formas de se comunicarem, cada família irá encontrar a forma mais harmoniosa de fazer dar certo. E lembrem-se sempre, vocês são exemplos, qual exemplo vocês estão sendo para seus filhos? Eles podem não ouvir tudo aquilo que falam, mas estão sempre observando o que fazem.
Comentários
Postar um comentário